Valença, 24 de novembro de 2014

Fundada em 14 de novembro de 1949, a Academia Valenciana de Letras – AVL – abriu suas portas neste sábado (22/11) para celebrar os seus 65 anos de existência.
Na sua criação teve como patrono o Comendador José de Siqueira Silva da Fonseca, grande benemérito da cidade de Valença e da AVL. Como Presidente o Dr. Oswaldo da Cunha Fonseca. Na ocasião foi homenageado como Presidente de Honra o Bispo D. Rodolfo das Mercês de Oliveira Pena.
Quando completou 25 anos, a Academia promoveu um concurso para a criação de um monumento em homenagem às Letras, Ciências e Artes. Foi vencedor o projeto denominado “Monumento à Inteligência” de autoria do escultor Gilberto Mandarino e construído na Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima), sendo considerado o único do mundo.
DSC_0161

Participaram da solenidade as seguintes autoridades: Vereador Salvador de Souza (Dodô), Presidente da Câmara Municipal; representando o Prefeito Municipal, a Assessora Municipal de Comunicação Katia Berkowicz; Jornalista Gustavo Abruzzini, Jornal Local e sua esposa, a empresária KatiaTabet; Wanda Lourenço, representando o Rotary Club de Valença.
Fez a abertura a Presidente da Academia, Elizabeth Santos Cupello, que destacou a atuação da instituição em prol da cultura valenciana e região. Em seguida passou a palavra ao Secretário Geral, Dr. Mário Pellegrini Cupello para a leitura do expediente.
A solenidade foi abrilhantada pela participação do Coral Vozes de Valença e Coral Vozes da Etal Juvenil, este último na sua primeira apresentação em público. Os dois corais, criados pela Prof.ª Nádia Salamoni Tabet, foram regidos pela Maestrina Prof.ª Kátia Daniela Alves Teixeira.
Na oportunidade, aconteceu a entronização das imagens de N. S. Aparecida, Padroeira do Brasil e N. S. da Pena, protetora da Imprensa, das Letras, das Artes e das Ciências. Cerimônia que teve a benção do Padre Juvenal.
DSC_0079
Quem também contribuiu para o sucesso das festividades foi o Prof. Kenneth Light, grande pesquisador e escritor, que juntamente com sua esposa Sra. Rennée veio de Petrópolis, local onde reside, especialmente para a solenidade. Na ocasião fez uma explanação referente ao momento em que as naus da comitiva real – que trouxe a Corte Portuguesa para o Brasil – atracavam no porto do Rio de Janeiro, em 1808.
DSC_0130
Ao final, o Acadêmico Prof. Dr. Nélio Freire da Silva, fez uma alocução sobre os 65 anos de existência da Academia, o que é um privilégio para uma cidade do interior, o fato de possuir uma instituição cultural com tanta longevidade e reconhecida internacionalmente.
DSC_0110

A AVL possui 40 cadeiras com Patronos Membros efetivos, sendo 22 para a classe de Letras, 12 para Ciências e 6 para Artes. Conta ainda com Membros Correspondentes, que não residem na cidade e Correspondentes Especiais no exterior. Também possui Membros Honorários, Beneméritos e Cooperadores.