Valença, 13 de janeiro de 2015

Numa parceria Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, 120 profissionais, dentre Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Saúde da Família, estão sendo capacitados através do Projeto Caminhos do Cuidado.
O curso iniciou em 06 de janeiro e está acontecendo nas dependências do CIEP Luciano Gomes Ribeiro, no bairro de Fátima, de segunda a quinta-feira, de 8 às 16h. Os participantes receberam todo o material necessário como: mochila, camisa, livro, caderneta, etc. Também é inclusa, por parte do Ministério da Saúde, a alimentação que conta com lanche e almoço, contendo ainda cafezinho, sucos e frutas. O curso terá duração de cinco semanas com 40 horas presenciais. Está sendo ministrado pelas tutoras: Aline Duarte P. de Andrade e Silva, Beatriz de Souza campos e Marcia da Silva Silveira.
O projeto Caminhos do Cuidado, criado pelo Ministério da Saúde em 2013, que envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, visa à formação em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas, de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família.
A formação objetiva a disseminação de informações sobre os melhores procedimentos e práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre à redução de danos.
No ano de 2014 outros oitenta profissionais passaram pela capacitação.
DSC_0027

DSC_0021