Valença, 20 de maio de 2015

No domingo (17/05), a ação aconteceu no Mercado Municipal, com apoio da coordenação do local.

A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e que acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente, pela inalação partículas de saliva e secreção infectada em suspensão no ar. É muito importante que, ao persistirem os sintomas da gripe, você procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Em 2015, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 04 a 22 de maio de 2015, sendo o 09 de maio, o dia de mobilização nacional.

Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de vacinação contra gripe

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de imunização está reforçando a vacinação do  público-alvo da campanha:  crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

De acordo com o ministério, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

De acordo com o ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.