Valença, 12 de fevereiro de 2016

Valença-RJ, 05/02/2016

´Operação Guardião´ contra o Aedes aegypti em Valença

O Esquadrão de Cavalaria Leve (Aeromóvel) – Esquadrão Tenente Amaro – e a Prefeitura de Valença vão realizar, em conjunto, diversas atividades pelo Dia Nacional de Combate à Microcefalia, no dia 13 de fevereiro. Chamada de “Operação Guardião”, as atividades solicitadas pelo Esquadrão colocarão em campo parte do efetivo desta unidade militar em conjunto aos agentes de Endemias da Prefeitura de Valença no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.

Na manhã do dia 5 de fevereiro, representantes do setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram reunidos com o major de Cavalaria, Daniel Vargas dos Santos, comandante do Esquadrão Tenente Amaro, além de outros oficiais desta unidade, para definir o cronograma de ações. Na manhã do dia 11, no Esquadrão, a Vigilância em Saúde fez a capacitação dos 190 militares que participarão das atividades.

Já no dia 13 de fevereiro, Dia Nacional de Combate a Microcefalia, os militares e 56 agentes de Endemias realizarão ações de Educação em Saúde em todos os bairros do Município, com distribuição de material informativo sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e as formas mais eficazes de prevenção.

Do dia 15 ao dia 18 fevereiro, acontecerá o “Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito e Descontaminação”, com visitas domiciliares no município de Valença e seus Distritos de Parapeúna, Juparanã, Pentagna, Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto. Grupos formados por agentes de Endemias e militares visitarão as casas, prédios e terrenos para buscar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Haverá apoio nas atividades com veículos patrulhas do Esquadrão e caminhões da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil.

Será desenvolvida, também, campanha de divulgação em escolas de 15 a 19 de fevereiro, com grande mobilização escolar, nas redes públicas e privadas, de orientação, a fim de ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nessa “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.

Valenciano, sua participação nesta Campanha é fundamental! Receba os agentes e permita o acesso na residência. Esta atitude é fundamental para ajudar Valença a se livrar, de uma vez por todas, da presença deste perigoso mosquito!

Capacitacao-Exercito

Capacitacao-Exercito-2