Valença, 20 de maio de 2013

O distrito de Parapeuna está localizado ao norte do Município de Valença, Estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil. É o segundo menor distrito com somente 147Km, que abrange 11% da área total, sendo o menor em população onde concentra 2.000 habitantes, 2,7% da população do Município. A densidade demográfica é de 12,04 Km2.

Os Municípios limítrofes deste distrito são: ao norte, Rio Preto; ao sul, os distritos de Pentagna e Conservatória; a leste o Estado de Minas Gerais e a oeste, Pentagna.

O distanciamento do distrito de Parapeuna ao distrito sede (Valença) é de 28 Km e ao distrito vizinho, Pentagna a 15 Km por estrada de asfalto, já da capital do Estado do Rio de Janeiro é de 189 Km.

Clima
Uma característica marcante em todo o Município, inclusive o distrito de Parapeúna, é o excelente clima do tipo tropical de altitude com temperaturas amenas, e muito saudável devido à baixa umidade relativa do ar. Parapeuna apresenta estações climáticas bem definidas: uma de maior precipitação pluviométrica, e outra de estiagem. A estação das águas ocorre nos meses mais quentes, de dezembro a fevereiro, quando a temperatura média é de 26ºC. Nos meses mais frios, de junho a agosto, época da estiagem, a temperatura média é de 15ºC.
Hidrografia
A região de Valença se situa entre dois grandes rios: o Rio Paraíba e o Rio Preto, que são os limites ao norte e ao sul, com outros Municípios.

A rede hidrográfica interna irriga bem toda esta região, com nascentes, riachos e açudes, que vão aos poucos compondo os rios que cortam o Município.

O Rio Preto separa Valença do Estado de Minas Gerais e banha os distritos de Parapeuna, Santa Isabel e Conservatória. Ao longo deste rio temos uma hidrelétrica que fornece energia e desenvolvimento. Sendo ele um dos últimos grandes do Estado do Rio de Janeiro que não se encontram poluídos por resíduos industriais.

Aspectos Econômicos
A atividade econômica predominante é a pecuária leiteira e de corte. O leite produzido é comercializado com a Cooperativa Agropecuária de Rio Preto que fornece boa parte da produção para a CCPL no Rio de Janeiro e com os Laticínios Grupiara, ambos fabricam produtos derivados do leite, como queijo e manteiga. A partir da década de 1960, os pequenos produtores rurais passaram a explorar a agroindústria (doces, compotas, queijos) além de trabalhos artesanais que são vendidos aos turistas, moradores de Rio Preto (MG) e Parapeúna, no próprio estabelecimento rural ou através da casa do artesão de RP que contribui para aumentar a renda das famílias locais.
Igreja de Santa Therezinha do Menino Jesus
O distrito de Parapeúna tem como principal construção à capela da padroeira Santa Therezinha do Menino Jesus, em estilo neogótico. Em 28 de outubro de 1929, deu-se a fundação do curato de Santa Therezinha desmembrada da Paróquia Santo Antônio do Rio Bonito, Conservatória. Em 17 de novembro deste mesmo ano era inaugurada oficialmente a paróquia com bênção da pedra fundamental pelo Bispo Diocesano Dom André Arcoverde. A Igreja foi construída com a ajuda da comarca municipal de Valença, em terreno doado pela senhora Maria Lúcia Assis e Silva, onde se construiria também um cemitério.

As obras se iniciaram em 17/05/1930 e seu término deu-se em 30/09/1935 com solene inauguração. O primeiro pároco foi Pe. Manoel Formiga e logo substituído pelo Pe. Antonio Fernandez, ambos da ordem de Santo Agostinho. Durante quarenta anos (1953-1993) a paróquia esteve sob os cuidados pastorais de Padre Ricardo Shauf. Desde 1999 é pároco o Pe. Luiz Fraga Magalhães.

Estação Ferroviária Margarida Maria Leite
A estação de Rio Preto foi aberta em 1880, como ponta de linha da E. F. Valenciana. A linha corria nesse trecho na margem sul do rio Preto, que divide os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Curiosamente, a estação tinha o nome da cidade que estava em solo mineiro, do outro lado do rio, a cerca de cem metros apenas da estação. A cidade de Rio Preto era alcançada por uma ponte. A estação ficava em solo fluminense, no município de Valença, próxima à fazenda Santa Fé . Nos anos 40, o nome da estação foi alterada para Parapeúna, nome do atual distrito do qual a vila é sede. A estação foi incorporada, juntamente com a ferrovia Valenciana, pela Central do Brasil em 1910, passando a fazer parte do ramal de Jacutinga da Rede de Viação Fluminense, que seria logo prolongado, unindo a Linha Auxiliar com Santa Rita de Jacutinga, já em Minas Gerais. Em 1972, o trecho foi extinto e a estação, desativada.
Fazenda São Fernando
Francisco Dionyzio, filho de José Pedro de Bustamante e Sá e de Maria Vitória de Bustamante e Sá, Guarda-Mor do Registro de Rio Preto, vindo de São João D’el Rei, recebeu e adquiriu várias sesmarias pelas margens do Rio Preto até as vertentes da Mantiqueira e também em sua margem direita, é considerado um dos fundadores da cidade de Rio Preto, MG. A Sesmaria que deu origem a Fazenda São Fernando foi herdada por Carlos Teodoro de Souza Fortes, Barão de Santa Clara, de sua mulher e prima Isabel Henriqueta Fortes de Bustamante, filha de Francisco Dionyzio e que havia recebido deste como dote de seu casamento.

A fazenda São Fernando possui sede em forma de L, com fundos encostados em barranco, o que propicia a existência de um porão por toda a extensão da sua fachada principal. A lateral direita e a fachada principal são circundadas por uma varanda que, certamente, não fazia parte do projeto original.

O casarão está bem conservado, possuindo interessante capela interna, ainda existe o engenho de café todo envidraçado, com roda d’água já desativada mas ainda no lugar e com os vestígios de circulação de água que a acionava para gerar a força motriz. Também se vê muitas construções como tulhas, senzalas, etc. e que foram adaptadas para os serviços de hoje, grandes trechos calçados com enormes lajes de pedras atestam a importância da fazenda. Os terreiros de café, em frente a casa sede, hoje são gramados e o  conjunto de edificações, no passado, certamente fechavam um retângulo com os terreiros ao centro. A fazenda passou a fazer parte do império econômico do Cel. Manoel Joaquim Cardoso, nos primeiros anos da República.

Hotéis e Pousadas

Pousada Rural Solar dos Passarinhos
Estrada Valença / Parapeuna, Km 23,5
Tel: (32) 8402-7919
www.solardospassarinhos.blogspot.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Abrir bate-papo
Informações sobre a Secretaria de Fazenda ou Assistência Social?
Fale com a Val, nossa atendente virtual! 👋