SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL (SIMPOA)

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Avenida Osiris de Paiva Souza, 1012, Benfica – Garagem Municipal.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 9h as 16h (2ª a 6ª feira)

TEL: (24) 2452-6122                      e-MAIL: inspecaomunicipal.valenca@hotmail.com
(Denúncias por este telefone ou e-mail)

Baseado na Lei Federal nº 1283 de 18/12/1950 e Lei Federal nº 7.889 de 23/11/1989, o Serviço de Inspeção Municipal de Produto de Origem Animal de Valença, órgão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária, foi criado através da Lei Municipal nº 2.827 de 26/11/2014 e regulamentada pelo Decreto nº 22 de 20/03/2015. O Serviço de Inspeção Municipal tem como prioridade a garantia da segurança do alimento que chega à mesa do consumidor,

Atribuições e funções:
Tem como função realizar o registro das agroindústrias municipais (laticínios, fábricas de linguiças, apiários e entrepostos de mel, frigoríficos, fábricas de pescados, entrepostos de ovos, etc.) que realizam apenas o comércio intramunicipal de seus produtos, bem como sua inspeção e fiscalização higiênico-sanitária. Além do registro e inspeção / fiscalização dos estabelecimentos agroindustriais, o SIMPOA tem como função coibir a circulação de alimentos de origem animal clandestinos, no âmbito municipal, através de ações resultando na apreensão dos produtos e autuação dos responsáveis.

Estrutura Técnico / Administrativa
O corpo técnico do Serviço de Inspeção Municipal é composto por 2(dois) Médicos Veterinários, e o apoio administrativo conta com 1 assistente administrativo.

Educação Sanitária
O SIM, através de seu setor de extensão, promove palestras educativas sobre a importância do consumo de alimentos inspecionados; campanha de educação sanitária intitulada “Alimento Legal”, onde são proferidas palestras e programas de rádio acerca do tema alimento de origem animal inspecionado, levando aos consumidores as principais doenças transmitidas por alimentos.