Confira aqui alguns pontos turísticos de Valença:

Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia - PANAMAC
A Secretaria de Meio Ambiente comunica que a visitação ao Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia poderá ser feita aos SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS das 8h às 18h. Havendo interesse de grupos para visitação em outro dia deverá ser feito contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (24) 2452 8638.
Por motivo de manutenção está suspenso por tempo indeterminado o Camping e o uso do Abrigo.
A entrada no PARQUE é sem cobrança.
Hotéis e Pousadas
Hotel Palmeira Imperial
Rua Nossa Senhora Aparecida, 1111- Aparecida
Tel: (24) 2453 -1995 / (24) 2453 -1711
www.palmeiraimperial.com.br
contato@palmeiraimperial.com.br

Hotel dos Engenheiros
Rua Theodorico Fonseca, 525 – Centro
Tel: (24) 2453-3869 / (24) 2453-2908
hotel_dos_engenheiros@yahoo.com.br

Rio Hotel
Rua Dr. Júlio Xavier, 130 – Laranjeiras
Tel: (24) 2453-3549

Hotel Aconchego
Av. Nilo Peçanha, 175 – Centro
Tel: (24) 2453-4300
www.hotelaconchego.tur.br
hotelaconchego@hotelaconchego.tur.br

Pousada Arara
Rodovia Benjamim Ielpo, 27.317
Estrada Valença – Barra do Piraí
Tel: (24) 2453-5228
contato@pousadaarara.com.br

Chalés Valença
Rua Rui Barboza, 72- Centro
Tel: (24) 2452-2021
www.chalesvalenca.com
chalesvalenca@chalesvalenca.com

Pousada e Pensionato Luz da Lua
Travessa Iracema Ramos Nogueira, 73 – Bairro de Fátima
Tel: (24) 2452-4965
pousadaluzlua@bol.com.br

Pousada Luar do Sertão
Rua Dr. Marcos Esteves, 500 – Esteves, Valença-RJ
Tel: (24)2453-5390
contato@pousadaluardosertaorj.com.br

Fazendas Históricas
A Fazenda da Bocaina foi aberta para visitação pública em 2006. A propriedade possui cerca de 180 anos, faz parte do Circuito do Ciclo do Café, compondo as Fazendas Históricas do Vale do Paraíba. A fazenda participa do pool das fazendas históricas do Instituto Preservale. Foi durante os últimos 25 anos residência de veraneio da mesma família, tendo sido restaurada gradativamente neste período pelos proprietários, que abrem suas portas para visitação turística.
Estrada Barra do Piraí – Valença, km 17 – São Francisco. 1,5 km do asfalto até lá.
Atenção: é preciso agendar com a proprietária pelo tel. (24) 2453.3266 e 2453.8100 ou 8116.8258 / 9965.1048.
Veja o site: www.fazendabocainarj.com
Rio Paraíba do Sul
Após atravessar vários municípios, corre na divisa de Valença com o município de Vassouras. Nesse trecho, próximo à sede distrital de Barão de Juparanã, o rio apresenta-se com largura em torno de 100m. Na estação de seca surgem praias, bancos de areia, ilhotas e formações rochosas afloram em seu leito. A paisagem circundante caracteriza-se pela beleza do recorte dos morros, de cumes arredondados, e pelos velhos casarões das antigas fazendas de café, localizadas junto às encostas.
Rio das Flores
Nasce no município de Barra do Piraí e percorre toda a extenSão do distrito da sede municipal, apresentando largura e profundidade variável. Ao longo de seu curso encontram-se praias, ilhotas, bancos de areia, corredeiras e quedas d’água.
Serra da Concórdia
Remanescente da Mata Atlântica na margem esquerda da porção média do Rio Paraíba do Sul, nela são encontradas espécies animais como o inhambu, o mico-estrela, o juruti, o jacu e diversas espécies de pássaros. Encontra-se o Parque Estadual da Serra da Concórdia, o Santuário de vida silvestre da Serra da Concórdia e o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia. O atrativo caracteriza-se como área de bacia protegida e reserva da biosfera da mata atlântica protegida pela UNESCO.
Cachoeira do Quirino
Em Barão de Juparanã, está localizada em rio com pequenas corredeiras. São quatro pequenas quedas que formam uma piscina com pequena praia. 
Cachoeira de Pentagna
Situada sob a ponte da estrada de acesso àquele distrito. As águas do Rio Bonito São aí represadas e formam uma cortina em toda a largura do rio, numa queda de aproximadamente 10m e, rio abaixo, passam por outro trecho de salto, desaguando numa piscina natural de 40 m2. Em seguida, formam outras piscinas e pequenas quedas durante o seu curso.
Cachoeira do Rio Bonito
Em Pentagna, onde dois trechos se destacam: um em corredeira com pequenos desníveis, e outro, com um salto em torno de 2,5 m de altura. Local propício para banhos, tanto nas duchas como na ampla piscina natural que se forma logo após a queda d’água. São encontrados peixes como o lambari, o bagre, a traíra, o cará e outros.
Cachoeira dos Guedes
Em Pentagna. Esta cachoeira do Rio Bonito tem 10 m de altura e destacam-se outros pequenos saltos. No local há praia, ducha e piscinas naturais.
Cachoeira Ronco D'Água
Em Rancho Novo, na estrada Valença / Conservatória, está localizada em trecho de corredeiras no Rio das Flores. São três quedas, seguidas de piscinas naturais com águas frias.
Morro do Cruzeiro
Assemelhado ao Pão de Açúcar e com 800 m de altura, tem em seu topo um cruzeiro datado de 1803, época em que foi celebrada a primeira missa no local. Avista-se o Pico da Torre de TV e grande parte da Área rural do município.
Pico de Valença
Mais conhecido como Pico da Torre de TV, possui altitude em torno de 1.100m. Dele avista-se toda a cidade de Valença e seus arredores, com o relevo característico de toda a região, com serras de altitudes diversas formando um imenso “mar de morros”.
Catedral de Nossa Senhora da Glória
Está situada no alto de uma ladeira, formando um conjunto harmonioso com os prédios da Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães e do Solar dos Nogueira. Localiza-se nas proximidades da Praça da bandeira e do Jardim de Baixo, onde estão situados o Chafariz Histórico, os Prédios da Prefeitura Municipal, da 1ª Câmara de Valença e do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Seu período de construção vai de 1820 a 1917, em substituição à capela dos índios do princípio do século XIX.
Museu da Catedral
Instalado no andar superior da ala direita da Igreja Matriz, foi criado nos anos 50 e contém cerca de 80 peças, dentre pratarias, ourivesaria, imagens, óbitos, pia batismal, mobiliário, cálices, jóias, turíbulos, sinetas, coroas, fotografias, candelabros, andores, nichos, paramentos, esplendores, campainhas, estandartes, talha de água dos índios coroados etc.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Concluída em 1853, foi demolida e reconstruída em 1924. No seu acervo, a manifestação artística que mais se destaca é a imagem de Nossa Senhora do Rosário, em madeira, do século XIX. Fica no Jardim de Cima, onde estão o Palacete do Visconde do Rio Preto, hoje Colégio Estadual Theodorico Fonseca, a casa do Bispo e a Academia Valenciana de Letras.
Museu Tenente Amaro
Acervo de uma época que marca a presença e a participação efetiva do Brasil na Campanha da Itália.
Prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia e Museu
Construído em meados do século XIX. O edifício é amplo, de um só pavimento, construído em bases sólidas, todo em pedra. No Museu, que ocupa o antigo Salão Nobre estão expostos retratos dos barões do café, como os do Visconde do Rio Preto, do Visconde de Jaguari, do Barão de Vista Alegre e do Comendador Antônio Jannuzzi, além de objetos que contam um pouco da História médico-hospitalar em Valença e região.