Valença, 11 de setembro de 2019

A grande novidade para o Censo Demográfico 2020 do IBGE em Valença, é a Comissão de Revisão dos Códigos Municipais, que iniciou em 2017, dando sinal verde para implantação de uma importante ferramenta, que disponibiliza dados geográficos e mapeamento digital de alta qualidade e confiabilidade. Trata-se do sistema de georreferenciamento, um moderno instrumento tecnológico que irá disponibilizar informações e dados seguros sobre toda a área da cidade e dos Distritos. Fato que irá contribuir muito para o Censo de 2020. Esse modelo de informações, somente Valença e mais dois municípios do Estado disponibilizam.

Já na manhã desta quarta-feira (11/09), aconteceu a reunião com a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a finalidade de obter informações e reforçar a importância do Censo 2020 para o município.

A reunião foi ministrada pela equipe do IBGE através do Coordenador de Base Área do Censo 2020, Kleisson Pinheiro da Silva; Chefe da Agência do IBGE de Barra do Piraí, João Flávio e o Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE de Barra do Piraí, Allan Ferreira.

O encontro teve o objetivo de informar as autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2020, reforçar a importância do Censo para o planejamento público, informar que os dados do Censo Demográfico 2020 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de ajudar o IBGE no acompanhamento das etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados.