Valença, 22 de setembro de 2022

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Equipe da Atenção Primária do bairro Chacrinha, realizou no último dia 21 de setembro, quarta-feira, uma roda de conversa com a comunidade local. A iniciativa da enfermeira Viviane Leão e sua equipe, teve como objetivo alertar profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre a necessidade do diálogo e dos cuidados psicológicos individuais para prevenção e o cuidado com a saúde mental.

O encontro, promovido pela equipe da Unidade de Saúde, contou com a presença de diversos moradores do bairro e pessoas da área de abrangência. A Enfermeira Viviane, comentou que a roda de conversa teve como objetivo principal de dialogar sobre a valorização à vida, prevenção contra o suicídio, e ainda, promover troca de experiências e mobilizar os participantes para que desenvolvam um olhar mais sensível e crítico sobre os sintomas de doenças como depressão e ansiedade.

O evento contou com a participação da Fisioterapeuta Tatiane de Barros, que abordou a importância da atividade física como fator de qualidade de vida para uma saúde mental. A Nutricionista Gilcimar Santos, foi responsável pela orientação da associação da saúde mental através de uma alimentação saudável.

“Queremos agradecer a participação de toda equipe, da comunidade local e lembrar de que é necessário ficarmos atentos aos sintomas anormais de comportamento para que possamos procurar ajuda o quanto antes. Precisamos entender que falar sobre os próprios sentimentos é um grande passo em direção à recuperação da saúde mental”, ressaltou a enfermeira Viviane Leão.