Valença, 20 de junho de 2022

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Administração, informa que foi dado início aos trabalhos do Censo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2022 em Valença nesta segunda-feira, 20 de junho.

De acordo com informações da Coordenadora Censitária, Dominique Coufal, as ações iniciadas, hoje (20), está mobilizando uma equipe de supervisores censitários com a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios.

“Essa Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os supervisores irão coletar informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores”, comentou Dominique.

Os supervisores censitários vão percorrer todas as ruas de cada setor censitário que está sob sua responsabilidade. Eles deverão preencher questionários incluindo dados relacionados aos dez quesitos investigados: capacidade da via, pavimentação, bueiro e boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus e van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

A Secretária de Administração, Denise Souza, comentou que, de acordo com o IBGE, os dados levantados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas em áreas urbanas, visando a melhoria da qualidade de vida da população valenciana.

De acordo com o IBGE, essas primeiras ações não são o início da visita de porta em porta, mas são ações pública de coleta de informações.

As visitas dos recenseadores serão iniciadas a partir de 1° de agosto de 2022, e todos os agentes estarão uniformizados e identificados. Qualquer dúvida, poderá ser esclarecida na Sala do IBGE, que está funcionando no prédio do Centro Municipal de Administração (Prefeitura de Valença), na rua Dr. Figueiredo, 320, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.