Valença, 20 de setembro de 2022

Dando prosseguimento a Semana de Palestras em alusão ao Setembro Amarelo, profissionais da Rede Municipal de Saúde de Valença, estiveram levando orientações e informações aos alunos do Colégio Estadual José Fonseca.

De acordo com a Educadora Física e Coordenadora do Caps Ad Denise Alves,
A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Denise disse que, pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Ter saúde mental é:
-Estar bem consigo mesmo e com os outros
-Aceitar as exigências da vida
-Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida
-Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Para encerrar, a Coordenadora do Caps AD, Denise Alves, comentou que ao menor sinal de fortes emoções a pessoa deve imediatamente buscar ajuda nas Unidades de Saúde dos bairros ou a mais próxima da residência e dar início a uma avaliação com os profissionais.

Participaram da palestra no Colégio Estadual José Fonseca a Enfermeira Aline do Caps, a estagiária de psicóloga Mauriele , a psicóloga do CAPS AD Michele Carvalheira e a estagiária de psicologia Eveni.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Abrir bate-papo
Informações sobre a Secretaria de Fazenda ou Assistência Social?
Fale com a Val, nossa atendente virtual! 👋