Valença, 22 de janeiro de 2020

O Arquivo ganhou um novo endereço, com instalações mais amplas e estruturada, e novo mobiliário próprio para acolher o seu acervo. Além disso, conta com o trabalho de uma profissional em arquivologia, concursada – Barbara Moreira Silva de Barros. Ela trabalha com a assistência do arquivista José Carlos Silva e do Técnico em Serviços Gerais – Alexandre Assis. A equipe trabalha na organização, acondicionamento e preservação dos documentos gerados pelo poder público municipal.
O Arquivo Público é um dos três pilares da Ciência da Informação. Nesse sentido, o arquivo público municipal destaca-se como um órgão indispensável para o planejamento, controle, transparência, eficácia e efetividade da administração municipal. Trata-se de importante fonte de informação para o atendimento das demandas relacionadas à cidadania, como, por exemplo, informações sobre os atos governamentais, andamento e solução de questões administrativas, econômicas e jurídicas, bem como informações sobre saúde, educação, meio ambiente, raízes históricas do município, festas e costumes regionais.
Em relação a história do Município, um grande passo será dado com a criação do Centro de Memória Valenciano. O projeto, que funcionará dentro do Arquivo Municipal, tem a finalidade de reunir acervos das personalidades que fizeram a história de nossa cidade.
O Arquivo Público e Histórico do Município de Valença (APHMV) está sediado na rua Comendador Araújo Leite, 320 e para agendar visitas atende pelo telefone (24) 2452-3386.